Se você está lendo esse artigo, você utiliza a internet, faz pesquisas, procura por informação e conhecimento, participa das redes sociais e assiste vídeos online. Talvez já tenha comprado algum produto pela internet ou tenha utilizado serviços como os do seu banco online (homebanking). Mas, você sabe de fato o que são os negócios eletrônicos? Sabe dos seus benefícios? Sabe quais são os principais tipos?
Como professor, constatei que a maior parte dos alunos tem uma noção superficial a respeito do assunto. Porém, compreender sobre os Negócios Eletrônicos (ou e-business) é muito importante para o momento em que vivemos, principalmente se você pretende atuar no ambiente dos negócios na internet, seja como empreendedor, como funcionário de uma organização ou até mesmo como consumidor.
Por ser uma área relativamente nova ainda, muitas mudanças têm ocorrido e novos termos têm sido utilizados, alguns deles inclusive, de forma errônea. Por exemplo, eu ouço algumas pessoas falando sobre marketing na internet (ou marketing digital), como sinônimo de empreendedorismo na internet, empreendedorismo digital, negócios digitais ou então negócios na internet, o que está errado.
O marketing é uma parte fundamental e importantíssima em qualquer tipo de empreendimento, mas é somente uma das peças do quebra-cabeça dos negócios eletrônicos (e-business).
O desenvolvimento dos Negócios Eletrônicos abrange muito mais do somente o marketing. Além disso, o marketing é um só. Não existem um segundo marketing específico para a mundo digital. A internet ou o ambiente digital é somente mais um dos canais onde o marketing pode ser trabalhado. É claro que o marketing na internet (ou webmarketing) tem as suas particularidades, mas isso não o separa do marketing como um todo.
Mas, voltando ao tema desse artigo, o que são os Negócios Eletrônicos ou e-business?
Este artigo se propõem a contribuir no debate desse tema.
Como todos sabemos, a internet foi o grande fenômeno do final do século passado e que se prolonga na atualidade. Ela trouxe consigo uma série de inovações que provocaram mudanças profundas na economia e na sociedade.
Com o crescimento e o desenvolvimento das tecnologias computacionais e das redes de comunicação, cada vez mais as pessoas estão conectadas, assim como as organizações de todos os tipos, órgãos governamentais e outras entidades.
Esse desenvolvimento permitiu o surgimento dos chamados negócios eletrônicos. Muitos dos negócios que eram puramente físicos, passaram a ser digitais (eletrônicos) também, e outros, surgiram exclusivamente digitais.
Você já percebeu que muitos termos relacionados à internet utilizam a letra “e” como prefixo?
Negócios eletrônicos é a tradução do termo em inglês e-business. Esse termo, por sua vez, é o acrônimo (palavra formada pela primeira letra das palavras que compõem o termo) de electronic business (negócios eletrônicos), ou seja, a letra “e” refere-se a palavra inglesa electronic. Essa é a denominação utilizada para identificar os “negócios efetuados por meio eletrônico, geralmente na internet”, pois existem negócios que são feitos eletronicamente sem necessariamente utilizarem a internet. Por exemplo, existem negócios que utilizam a telefonia fixa ou móvel, e também são considerados negócios eletrônicos.
O termo e-business foi originalmente utilizado por executivos da IBM em 1996 durante uma apresentação em Wall Street. Posteriormente, a IBM fez o lançamento oficial através de uma massiva campanha de marketing e a denominação passou a ser empregada como referência no mercado.
Os negócios eletrônicos apresentam muitos benefícios para as empresas, para as pessoas e para a sociedade. Talvez você conheça a alguns deles, mas vale a pena refletir sobre os mesmos:
Embora os negócios eletrônicos seja um assunto que ganhou força com o advento da internet, o seu conceito precede ao surgimento da grande rede.
Na década de 1970, algumas redes financeiras já utilizavam soluções proprietárias de hardware e software para realizar transações. Até mesmo o EDI (Electronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados) já existia na década de 1960.
Essas formas de transações eletrônicas, embora mais precárias, também podem ser consideradas negócios eletrônicos.
E-business (negócios eletrônicos) e e-commerce (comércio eletrônico) são a mesma coisa? Eles são sinônimos?
Não. O e-commerce é um subgrupo do e-business. Além disso, o e-business inclui atividades de contato e relacionamento com os clientes ou usuários e toda a retaguarda que formam o mecanismo principal de um negócio eletrônico moderno.
O e-business não trata apenas das transações de comércio eletrônico ou de compras e vendas na internet. É uma estratégia global de redefinição de antigos modelos de negócios para maximizar o valor para o cliente e os lucros.
Franco Júnior, autor do livro “E-business na infoera”, utiliza a metáfora do iceberg para explicar a diferença entre os conceitos de e-commerce e e-business. Para ele, a parte visível do iceberg é relativa ao e-commerce e o e-business é o iceberg todo.
Por exemplo, quando um consumidor visita uma loja virtual, ele está virtualmente no e-commerce, mas quando ele realiza uma compra, toda a retaguarda para atender o pedido é acionada. Muitos dos processos para isso podem ser feitos de forma eletrônica e automatizada. Então, outras partes do e-business entram em funcionamento: cadastro do cliente, aceitação do pagamento, controle de estoque, acionamento da logística interna e externa etc., fazem parte da retaguarda do negócio.
Embora muitos dos negócios eletrônicos sejam comerciais, cabe ressaltar também que eles podem ou não ter fins lucrativos. Muitas organizações governamentais ou ONGs utilizam os negócios eletrônicos.
É bem provável que você já tenha ouvido o termo mobile, mas m-bussines, você conhece?
O termo M-Business é acrônimo do termo em inglês Mobile Business (Negócios Eletrônicos Móveis) e corresponde à versão móvel do e-business. Trata-se de negócios eletrônicos realizados por meio de dispositivos móveis (basicamente tablets e smartphones).
Assim como existe a diferenciação entre e-business e e-commerce, o M-Commerce é a versão móvel do e-commerce.
As principais características do M-business são:
Uma das formas de classificar os negócios eletrônicos é por meio das modalidades de relacionamentos entre os agentes que participam das redes. Uma “sopinha de letras”.
“A tecnologia não é mais algo a ser levado em conta depois da formação da estratégia de negócios, e sim a razão e o caminho dessa estratégia.”
Kalakota e Robinson
Muitos modelos de negócios atuais são desenvolvidos a partir de determinadas tecnologias de negócios eletrônicos.
Antigamente, o pessoal de TI (Tecnologia da Informação) era chamado para participar dos grupos multidisciplinares das organizações para prestar apoio em como a tecnologia poderia ajudar as estratégias.
Atualmente, em muitas organizações, os profissionais de tecnologia são os que mais contribuem para a formulação das estratégias. Grande parte das estratégias são feitas com base na tecnologia. Em muitas empresas, como algumas das áreas de tecnologia, de telefonia e alguns bancos, o CEO (Chief Executive Officer ou Diretor Executivo) é um profissional que veio da área de TI.
Como criar um negócio eletrônico?
Para se criar um negócio eletrônico é recomendável utilizar as ferramentas para o desenvolvimento de modelos de negócios, formular e testar hipóteses, e depois de validadas, aprofundar os estudos e análises para o crescimento do negócio.
Atualmente, principalmente para os negócios eletrônicos, trabalhar diretamente com os planos de negócios não é a melhor alternativa.
Os planos de negócios são documentos mais amplos e completos, provenientes de estudos mais profundos e morosos sobre o negócio em foco, mas que nem sempre correspondem à realidade em relação aos elementos que compõem o negócio, como o público alvo, a proposta de valor, os canais de comunicação, os recursos e atividades principais, os parceiros, a forma de rentabilidade, os custos etc.
Como os modelos de negócios, você pode testar as hipóteses antes de partir para um plano de negócio. Portanto é bem mais seguro, além de economizar tempo e dinheiro, principalmente para as startups.
Esse assunto é tratado com mais detalhes nos artigos:
Verificamos nesse artigo que os negócios eletrônicos (e-business) são aqueles realizados de forma eletrônica (ou digital), principalmente pela internet. Eles podem ser com ou sem fins lucrativos e propiciam diversos benefícios para as organizações, pessoas e sociedade.
Observamos também que o e-commerce (comércio eletrônico) é um subgrupo do e-business e o m-business (mobile business) é a versão móvel dos negócios eletrônicos.
Constatamos que atualmente os negócios eletrônicos são extremamente importantes para a estratégia organizacional.
E, por fim, verificamos que existem vários tipos de negócios eletrônicos com base nos relacionamentos entre os agentes governo, empresas, empregados, consumidores/clientes ou cidadãos.
Espero ter contribuído no entendimento desse assunto.
Forte abraço,
Gilberto Cézar Gutierrez da Costa
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Clique aqui e deixe um comentárioGilberto Cézar Gutierrez da Costa é professor, escritor, empreendedor e entusiasta no tema Negócios Eletrônicos e também em Desenvolvimento Pessoal. Formado em Ciências Econômicas, especialista em Informática (Tecnologia da Informação) e Educação Superior Tecnológica, Mestre em Administração de Empresas (Administração Estratégica).
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Parabéns pelo artigo Gilberto. Sou da área de Ti e e-Commerce, e mesmo assim desconhecia alguns dos conceitos por você apresentado. Há algum bibliografia mais específica sobre e-business e suas derivações que você possa recomendar?
Ola Marcus.
Além do meu livro, destacado no link https://negocioseletronicos.com.br/sobre, destaco as seguintes bibliografias:
– E-Business & E-commerce para Administradores. Autores: H.M. Deitel, P.J. Deitel e K. Steinbuhler. Edita Pearson Education.
– E-business: estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital. Autores: Ravi Kalakota e Marcia Robinson. Editora: Bookman.
– E-business na infoera. Autor: Carlos F. Franco Jr. Editora: Atlas.
Me ajudou muito.
Muito obrigada.
Que bom! Fico muito feliz em saber.
Matéria Interessante, são siglas que ás vezes aparecem em mensagens enviadas por e-mail enviados por divulgadores de conteúdo e a gente não sabe o que é. Bacana, gostei da explicação. Abraço!
Antonio S. da Silveira.
Que bom que gostou Antônio S. da Silveira!!!